6ª Edição Concurso “A Melhor PAP Nacional – Geração +”

> Vídeo da 6ª Edição

Talento de finalistas de cursos de profissionais distinguido com prémio de 1000 Euros.

No próximo dia 14 de outubro, os finalistas de diversos cursos profissionais, provenientes de todo o país, vão apresentar em livestreaming a partir do Paço dos Duques em Guimarães, os seus projetos a um júri nacional que selecionará os 5 melhores do país.

A Agenda do Geração+ 2021 está já disponível, bem como a descrição de todos os projetos nesta brochura.

O “Concurso A Melhor PAP Nacional” tem por objectivo escolher e premiar em cada ano letivo, as cinco melhores Provas de Aptidão Profissional (PAP) de todas as Escolas Profissionais da Subholding Rumos Education, nomeadamente Escola Profissional de Tecnologia Digital (Escola Digital), Escola Profissional Ruiz Costa (eRC), Escola Profissional de Braga (EPB) e Escola Profissional Profitecla (Profitecla).

“As Provas de Aptidão Profissional são provas elaboradas por alunos do Ensino Profissional, em fase final de formação, para completarem o curso profissional. A elaboração destas provas de aptidão profissional é fundamental para que os alunos coloquem em prática os conhecimentos e competências que adquiriram durante a formação, ao mesmo tempo que têm contacto com a realidade empresarial”, explica António Ruão, diretor-geral da Rumos Education.

A escolha das PAP’s que vão a concurso nacional é da responsabilidade de cada instituição escolar ou polo (no caso da Profitecla). Os autores dos 14 projetos de PAP’s que irão a concurso, serão informados dessa participação, tendo até ao dia 21 de setembro, para melhoria dos respectivos trabalhos, antes da submissão digital ao júri nacional, no dia 4 de novembro. Posteriormente, o júri selecionará 5 das 14 PAP’s a Concurso de acordo com diferentes critérios – Estruturação do Projeto, Expressão Escrita, Criatividade/Inovação, Pertinência do projecto, Viabilidade do projecto, Apresentação Final/Defesa. Às outras quatro PAP’s serão atribuídos os prémios de abordo com as seguintes categorias – Prémio Criatividade/Inovação, Prémio Sustentabilidade do Projeto, Prémio Apresentação, Prémio do Júri.

O júri nacional que selecionará 5 das 14 PAP’s a Concurso será formado por 5 jurados – elementos de entidades parceiras e vencedores de edições anteriores.

Prémio no valor de 1000 Euros para a Melhor PAP

O autor da melhor PAP seleccionada pelo Júri Nacional será premiado com o “Prémio Rumos Education” de 1000 Euros. Aos autores das 4 PAP’s nas categorias de Criatividade e Inovação, Sustentabilidade, Apresentação/Comunicação e Prémio de Júri é atribuído o prémio no valor de 500 Euros a cada categoria. Aos restantes participantes serão atribuídas menções honrosas.

A elaboração destas provas de aptidão profissional é fundamental para que os alunos coloquem em prática os conhecimentos e competências que adquiriram durante a formação, ao mesmo tempo que têm contacto com a realidade empresarial.