Testemunhos de ex-Alunos e Empresas
EX-ALUNOS
Miguel Matos
Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
"Ter frequentado o curso contribuiu bastante para o que sou hoje em termos profissionais, além de ter conhecido pessoas que ficarão para o futuro.Gostei muito da experiência e recomendo a todos os que se interessem pelo mundo informático nas suas variadas vertentes."
Sérgio Rodrigues
Técnico de Multimédia
"A Escola Profissional proporcionou-me a oportunidade de singrar numa área à qual estou ligado profissionalmente, e que tem uma grande margem de expansão no mercado de trabalho: a informática."
Luísa Ribeiro
Técnica de Gestão
"Eu posso tirar várias conclusőes acerca dos meus três anos de frequência de uma Escola Profissional. Uma das que eu me recordo sempre é da avontade que ganhei para falar com qualquer pessoa e até para enfrentar qualquer situação. Fomos postos a prova durante várias vezes e isso talvez tenha feito com que eu me sentisse mais avontade e tivesse perdido toda a vergonha. Eu tenho uma recordação agradável dos tempos que passei nesta escola, existe uma relação próxima entre professores e alunos, o que facilita o nosso empenho e participação nas actividades lectivas e extra-lectivas. Todo o trabalho que realizei, e com bastante esforço, foi sempre compensado, se não pelas notas, foi pelo companheirismo e amizade. O melhor que a escola tem é a união entre alunos e professores."
Sofia Novais
Técnica de Turismo
"Posso hoje dizer com toda a convicção que a escolha que eu fiz, ao optar por estudar numa Escola Profissional, foi a mais acertada possível. Nesta escola desenvolvi diversos aspectos que se vieram a revelar essenciais no decorrer da minha vida profissional. Desses aspectos posso enumerar os seguintes: aperfeiçoamento da capacidade de relacionamento com o próximo; aquisição de conhecimentos a vários níveis os quais hoje ponho em prática no meu dia-a-dia no local de trabalho."
Elisabete Antunes
Técnica de Comunicação, Marketing, Relaçőes Públicas e Publicidade
"Após três anos de aprendizagem, posso dizer que a Escola Profissional me preparou para enfrentar os obstáculos do mundo do trabalho. Os estágios foram o meu primeiro contacto com esse mercado, onde me foi possível aplicar os conhecimentos adquiridos até ao momento. A verdade é que eu não tenho nenhum aspecto negativo a apontar, porque apesar de muito trabalho e esforço, nada foi em vão, porque hoje estou a ter a recompensa. Adorei tudo na escola, desde o convívio entre colegas e professores, até ao próprio método de ensino, que na minha opinião, ajudou-nos imenso a alcançar óptimos resultados. Para terminar queria dizer que os três anos do curso foram simplesmente maravilhosos e que os irei recordar com muito carinho no resto da minha vida."
EMPRESAS
Frederico Faria de Oliveira
BLUE SCREEN, Director Geral
"Para uma empresa em crescimento e forte expansão, como é o caso da Blue Screen – Soluçőes Informáticas Lda., é imperativo na admissão de novos colaboradores, que estes sejam dotados de uma formação abrangente e de qualidades profissionais por forma a constituírem uma mais valia para a empresa. Este é um facto quando falamos dos jovens técnicos informáticos que nos chegam das Escolas Profissionais."
Cristina Soares de Moura
RÓTOR – Sociedade de Comércio e Representaçőes, S.A. - Dir. de Recursos Humanos
"As Escolas Profissionais são cada vez mais, uma solução credível para os processos de pré-recrutamento. Convictos desta estratégia, encontramos nestas um interlocutor capaz de satisfazer as nossas necessidades em contactar jovens com uma sólida formação teórica e uma componente prática orientada para as expectativas dos próprios jovens e para a procura constante de uma qualificação profissional virada para o mundo real das empresas."
Doutor Joaquim Azevedo
Presidente da Comissão Executiva AEP – Associação Empresarial Portuense
Reitor da Universidade Católica Portuguesa
"O ensino profissional, em boa hora lançado em Portugal, já contribuiu para tornar mais felizes muitos milhares de jovens portugueses, já qualificou profissionalmente outros tantos milhares de jovens e proporcionou uma esperada injecção de sangue novo, mais qualificado e empreendedor, nas nossas PME.
Vale a pena celebrar aquilo que somos capazes de criar e que dá bons resultados. As escolas profissionais são um bom modelo educativo único, concebido em Portugal, com qualidade e com bons resultados sociais. Agora, outros países observam com atenção o que estamos a fazer e para onde queremos ir. Pena é que, neste momento, a administração educacional portuguesa esteja a estrangular o crescimento das escolas profissionais e a encetar medidas de política que, a prazo, podem vir a destruir este subsistema de ensino. Será uma fatalidade histórica, esta viragem auto-fágica e devorarmos as nossas melhores promessas? Fica a inquietação e, sobretudo, ficam os parabéns as Escola Profissionais que tão bem tem sabido interpretar a sua função social específica na sociedade portuguesa."
COMUNIDADE ESCOLAR
Maria Lúcia de Castro Leite - Mãe
"A minha filha frequentou uma Escola Profissional tendo tirado o curso de Secretariado. Teve bons professores e o curso foi muito bom, trabalhou muito para conseguir os seus objectivos. Como seguiu o Ensino Superior, não procurou emprego ao nível do curso mas foi um grande passo para a sua vida ao ter frequentado esta Escola , teve lá um bom ambiente, tanto com professores como com colegas e funcionários."
Angélica Gomes de Sousa - Mãe
"Tenho a dizer que a minha filha fez uma boa escolha em matricular-se numa Escola Profissional. Ao longo dos três anos, verifiquei que teve um bom ensino escolar e educativo, graças a formação dessa escola.Tenho a dizer que estou satisfeita com a formação que a minha filha obteve, pois agora está a tirar proveito de tudo aquilo que aprendeu."
Delmira Pinto - Professora de Física
"A Escola Profissional surge com uma diferenciação pedagógica, para que os mais diversos tipos de alunos possam nela ter sucesso. Os cursos Profissionais conferem um diploma de formação profissional comprovativo de qualificação obtida com vista a inserção nas respectivas carreiras profissionais."
Mariana Dias - Professora de Português
"Na Escola Profissional encontrei um espaço privilegiado de conciliação entre o profissionalismo e os afectos."
Acreditações e Financiamentos
Listagem completa disponível em: www.min-edu.pt